Contos curtos de Natal - A melhor noite de Natal

A melhor noite de Natal

Em certa véspera de Natal, um vendedor trabalhava apressadamente. Era importante para ele que conseguisse vender o máximo possível de suas mercadorias, pois queria ir logo para casa e ficar junto de sua família. 

Anunciando a plenos pulmões na feira, o vendedor gritava: 
- Olha as frutas cristalizadas! Os panetones e doces estão quase acabando!!! 

As pessoas também andavam rapidamente, comprando tudo o que deveria estar faltando para suas ceias de Natal. Passado mais algumas horas, a noite veio chegando e o movimento na rua foi diminuindo... 

Satisfeito por ter conseguido vender quase todas as suas mercadorias, o vendedor sorriu orgulhoso. Sobrara apenas alguns panetones, castanhas e uns dois perus. Então o homem desmontou sua barraca e começou a carregar seu caminhão quando viu uma pequena criança loira passar sozinha correndo por ele. 

Apesar de o menino usar uma roupa limpa, estava descalço e corria apressadamente. O vendedor achou que a criança era muito pequena para estar sozinho. Então, curioso, o homem seguiu o menino loiro até um beco escuro. Lá ele encontrou um homem magro e vestido de forma humilde. Ele estava sentado e possuía uma aparência triste e cansada. 

A criança loira estava em pé ao seu lado e sorria para o vendedor. - Olá! – disse o vendedor. – O senhor não vai para casa? Já é tarde e hoje é véspera de Natal. - Logo eu irei, senhor. Eu estou desempregado e estava esperando a feira acabar para pegar as sobras e levar para minha família. Com o coração apertado, o vendedor pediu para que o homem lhe acompanhasse e lhe deu duas caixas com as sobras de suas mercadorias. 

O homem encheu os olhos de lágrimas e agradeceu profundamente, pois aquele ano conseguiria dar uma ceia gostosa para sua família. 

Curioso, o vendedor percebeu que a criança loira não estava mais com o senhor, então perguntou sobre ele. Para sua surpresa ele disse que não havia criança nenhuma com ele, e muito menos, havia visto um menino por ali. 

O vendedor olhou para o céu e pareceu que as estrelas brilharam mais forte. 

"Às vezes os anjos descem a terra e se disfarçam de crianças para fazer os homens ajudar uns aos outros."  - era o que seus pais lhe ensinavam desde pequeno...

Mais feliz que o normal, o vendedor achou que este seria o melhor Natal de sua vida... 


Por A.L.B
Natal de 2018